Schwab, LuísSantos, Ana Raquel Fernandes Castanheira Sousa2025-09-292025-09-292025-07-15http://hdl.handle.net/10400.26/58856Este projeto tem como objetivo analisar e melhorar o posicionamento digital e a experiência dos estudantes de uma instituição de ensino superior privada portuguesa no segmento da formação executiva. Com base numa abordagem metodológica mista, a investigação combina dados primários, nomeadamente entrevistas à equipa de operações e análise do Net Promoter Score (NPS), com fontes secundárias, incluindo estudos de mercado e benchmarking. Os resultados apontam para algumas lacunas na jornada do estudante, principalmente nas fases de atração e recomendação, que afetam a reputação institucional e comprometem a retenção e a recomendação de novos estudantes. Através de uma análise SWOT dinâmica e do mapeamento detalhado da jornada atual do estudante foi possível desenhar um plano de melhoria em duas fases. A primeira fase, inclui a criação de um departamento de orientação a candidatos, e a reestruturação da gestão de feedbacks e reclamações, e numa segunda fase a implementação de programas de alumni e mentoring. O projeto apresenta recomendações estratégicas e propõe instrumentos de implementação e monitorização alinhados com os recursos da universidade, com o objetivo de reforçar a diferenciação da universidade, aumentar a satisfação dos estudantes e, consequentemente melhorar a taxa de recomendação. Os contributos para a literatura focam-se na experiência digital do estudante do segmento executivo no ensino superior, enquanto que os resultados práticos contribuem como orientação estratégica para instituições de ensino superior privadas.This project aims to analyse and enhance the digital positioning and student experience of a Portuguese private higher education institution in the executive education segment. Based on a mixed-methods approach, the research combines primary data—namely interviews with academic operations managers and Net Promoter Score (NPS) analysis—with secondary sources including market studies and benchmarking reports. The findings reveal critical gaps in the student journey, particularly in the phases of attraction and recommendation, which affect institutional reputation and hinder student retention and referral. A dynamic SWOT analysis and a detailed mapping of the current student journey supported the design of a multi-phase improvement plan. This includes the creation of a candidate orientation department, restructuring of feedback and complaints management, and implementation of alumni and mentoring programmes. The project presents not only actionable strategic recommendations but also proposes implementation and monitoring tools aligned with institutional resources. The proposed actions aim to strengthen the institution’s differentiation, increase student satisfaction, and improve the recommendation rate. The theoretical implications contribute to the literature on digital experience in higher education and student-centred service design, while the applied results provide strategic guidance for similar institutions in competitive educational markets.porProjecto ProfissionalFormação executivaJornada do estudanteEnsino superiorEstratégia digitalExperiência do estudanteNet promoter scoreComunidade alumniA jornada digital do estudante no ensino superior: como melhorar a atração e recomendação no segmento executivomaster thesis204006546