Alves, Ana Cristina Costa OliveiraGraça, Andreia Filipa Almeida2025-02-112025-02-112024-12-03http://hdl.handle.net/10400.26/54352Nos últimos anos, a Generative AI tem-se destacado como um dos campos mais inovadores, observando-se significativos avanços em diversas áreas: informática, marketing ou saúde. A popularidade da tecnologia tornou-se mais evidente com o lançamento do chatbot ChatGPT da OpenAI em 2022. Em paralelo, o futebol permanece ao longo dos séculos como o desporto mais popular do mundo, somando milhões de adeptos que consomem informações de forma constante para se manterem atualizados. Ao fundir estes dois mundos, surge uma proposta promissora materializada no estágio curricular denominado SportGPT. Este projeto visa o estudo e desenvolvimento de um GPT do futebol (semelhante a um ChatGPT, mas centrado somente nessa temática), um protótipo que permite aos utilizadores realizarem perguntas futebolísticas e obterem respostas em tempo real, atualizadas e precisas. O desenvolvimento será realizado em linguagem python, utilizando LLMs (Large Language Models) da OpenAI e a uma base de dados de grafos (Neo4J). A interface da aplicação mobile será construída em Flask. Os LLMs são modelos treinados com enormes quantidades de informações com fim a compreender e gerar texto em linguagem natural, responder a perguntas ou outras tarefas linguísticas. Convém ressaltar que os LLMs enfrentam desafios notáveis como geração de respostas imprecisas / incorretas (conhecidas como alucinações) e ainda desatualização dos dados. Contudo, ao recorrer a uma base de conhecimentos interna com dados de futebol e descartando os conhecimentos do LLM poderá ser possível mitigar esses problemas, garantindo a fiabilidade das respostas fornecidas. Assim, o projeto SportGPT pretende ser uma ferramenta robusta e precisa para os entusiastas e curiosos do futebol.porFutebolSportGPTDesenvolvimento de um protótipo de um Futebol GPTmaster thesis203758765