Santos, Paulo Jorge MadeiraSousa, José Pedro Silva2019-01-042019-01-042018-12-06http://hdl.handle.net/10400.26/25511O presente estudo tem como objetivo principal descobrir se os empreendedores aplicam o processo criativo de arte no empreendedorismo. Porém, primeiro é fundamental entender o que é verdadeiramente a arte, isto é, entender o que é na essência e não olhar no sentido de uma obra de arte (objeto físico ou imaterial). Assim, segundo Coelho (2005), Platão pensava na arte de uma forma muito simples e objetiva, ela servia como um meio de educação para as crianças, transmitindo assim o conhecimento a futuros cidadãos. Com isto, o estudo foi feito junto de empreendedores cujas empresas estão ligadas à rede de incubadoras Portus Park. Foi adotada uma abordagem qualitativa e quantitativa – a quantitativa no que se refere ao tratamento de dados de caraterização da amostra –, os dados foram recolhidos através de entrevistas telefónicas e questionários por e-mail. Os resultados desta investigação sugerem que 65% dos entrevistados não utilizaram o processo criativo de arte aplicado no empreendedorismo e 35% admitem que inconscientemente utilizaram o processo de forma total ou parcial.porArteEmpreendedorismoProcesso CriativoDiferenciaçãoProcesso Criativo de Arte Aplicado no Empreendedorismomaster thesis202130053