Carvalho, HelenaMirrado, Fausto2018-08-292018-08-292018-01-22http://hdl.handle.net/10400.26/23952O Relatório Final de Mestrado em Ensino da Música está dividido em três secções diferenciadas. Na primeira, é feita uma descrição da Escola de acolhimento, Conservatório d’ Artes de Loures, e da sua comunidade educativa. Na segunda, é feita uma análise das práticas educativas desenvolvidas e uma reflexão crítica sobre o trabalho de docência realizado durante a Prática de Ensino Supervisionada. Na terceira secção, é elaborado o projeto de investigação levado a cabo pelo mestrando com o tema “Extended Techniques da Trompa, elaboração de um compêndio de exercícios”. Após uma contextualização do Conservatório d’ Artes de Loures e descrição do corpo docente e discente, foi possível delinear estratégias de ação e intervenção na relação ensino aprendizagem com a comunidade educativa da escola de ensino artístico. A integração do estagiário na maioria das atividades letivas e não letivas proporcionou o seu desenvolvimento pessoal e profissional na vertente da docência, bem como a avaliação das suas práticas docentes ao longo da sua carreira. Na secção destinada ao projeto de investigação, são analisados recursos e materiais didáticos, conteúdos programáticos e a metodologia a adotar na ação investigativa. Desta forma, é possível compreender quais as Extended Techniques trabalhadas num curso especializado da música na ótica da Trompa, em que fase do percurso académico cada uma das mesmas deve ser iniciada, e por fim perceber quais os mais adequados exercícios preparatórios para a sua execução. Com o objetivo final, a elaboração de um compêndio de exercícios.porExtended TechniquesMateriais didáticosPrograma de trompaEsino/aprendizagemExtended techniques da trompa, elaboração de um compêndio de exercíciosmaster thesis201952327