Morgado, Sónia Maria AnicetoPereira, Pedro Miguel da SilvaMorais, João Pedro Gomes2018-11-262018-11-262018-05http://hdl.handle.net/10400.26/25021A sinistralidade rodoviária é um problema de saúde pública. É transversal à área das finanças, da economia e da saúde e afeta mais cidadãos do que seria desejável. O género, a idade, a família, o estado psicológico e a personalidade são fatores influenciadores da condução. Diversas medidas têm sido tomadas para fazer face a este problema, desde ações de sensibilização a alterações legais. Tendo em consideração o excesso de velocidade e a sua estreita ligação com a sinistralidade, a PSP desenvolveu a campanha de prevenção “quem o avisa...” através da rede social Facebook. Recorrendo-se à análise descritiva e inferencial, foram analisados 187 relatórios de fiscalização de velocidade referentes à cidade de Lisboa e relativos ao ano de 2017. Os resultados obtidos indicam que o excesso de velocidade diminuiu na presença da campanha. A gravidade das contraordenações baixou e é nos limites de velocidade mais altos que o excesso de velocidade é menor. Quanto às diferenças ao longo do ano, o último trimestre assume-se como aquele onde a velocidade é menor, sendo que o segundo e terceiro são aqueles onde a velocidade é maior. Por outro lado, foi possível verificar que os excessos atingem valores superiores em zonas urbanas. Em conclusão, a campanha de prevenção rodoviária tem um efeito benéfico no comportamento dos condutores. Falta agora perceber que outras medidas se podem implementar com o intuito de mitigar ainda mais as infrações.Road accidents are a public health problem. This question is transversal to finance, economics and health areas and affect more citizens than would be desired. Gender, age, family, psychological state and personality are driving factors. A large number of measures have been taken to lessen this problem, from raising awareness to legal changes. Considering the speeding and its close connection with the accident rate, PSP developed the prevention campaign "who warns you..." through the social network Facebook. Based on the descriptive and inferential analysis, we analyzed 187 speed control reports from Lisbon about 2017. The results report that the excess speed decreased in the presence of the campaign. The severity of the offenses has dropped and it is at the higher speed limits that the overspeed is lower. Regarding the annual differences, the last quarter has the lowest speed, and the second and third are those where the speed is higher. On the other hand, it was possible to verify that the excesses reach higher values in urban areas. In conclusion, the road safety campaign has a beneficial effect on drivers behavior. It is now necessary to realize what other measures can be implemented in order to further mitigate road offenses.porPolícia de Segurança PúblicaCampanhas de prevenção rodoviáriaComportamentosSinistralidade rodoviáriaVelocidadeFacebook e a prevenção rodoviária: o impacto da partilha de ações de fiscalizaçãomaster thesis202025314