Santos, Nuno Miguel Fortes FonsecaLopes, David Martins2024-02-052024-02-052024-01-292023-10-29http://hdl.handle.net/10400.26/49603Os aspiradores robot são uma tecnologia emergente, que se enquadra no paradigma da smart home. No entanto, são inexistentes os estudos que analisam os fatores explicativos da adoção desta categoria de produto pelo consumidor. Para responder a esta lacuna da literatura, este estudo tem como objetivo avaliar os determinantes da intenção de uso de aspiradores robot, através da construção e validação empírica de um modelo de investigação, baseado no Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM). O estudo empírico contou com uma amostra de 125 indivíduos, recolhida através da técnica snowball. Os resultados obtidos, através da modelação de equações estruturais com partial least squares, evidenciam que a conetividade e a compatibilidade têm uma influência significativa na perceção da facilidade de uso e perceção da utilidade, que, por sua vez, influenciam significativamente a intenção de uso. Verificou-se também que este constructo sofre uma influência significativa do valor do preço. Este estudo tem contributos teóricos relevantes, na medida em que contribui para o preenchimento de uma lacuna identificada na literatura e reforça o TAM, aplicando-o a uma tecnologia inovadora. Apresenta também importantes contributos para as marcas que produzem e comercializam aspiradores robot, uma vez que identifica um conjunto de 5 variáveis que explicam, de forma abrangente, a intenção de uso desta categoria de produto, pelo que as marcas deverão focar-se em proporcionar ao consumidor propostas de valor que vão ao encontro daquelas variáveis.porAspiradores robotSmart homeIntenção de usoModelo de Aceitação da Tecnologia.Determinantes da adopção de aspiradores robotmaster thesis203514092