Mota, Luís Carlos Martins de Almeida, 1960-Silva, Ana Rita Guilhermino2020-01-302020-01-302019http://hdl.handle.net/10400.26/31144O presente relatório resulta de um projeto de investigação-ação, realizado no decurso do estágio, em jardim de infância, no decurso do mestrado em Educação Pré-Escolar, centrado na família e na sua participação no jardim de infância. Com destinatários com idades entre os 3 e os 5 anos, adotou-se como questão de partida “Como posso promover uma maior articulação entre o jardim de infância e a família?”, com os objetivos específicos: conhecer a relação entre o jardim de infância e a família; identificar as estratégias que os educadores usam (e podem usar) para articular as famílias com o jardim de infância; implementar estratégias que facilitem um maior envolvimento das famílias no jardim de infância; compreender como se sentem as famílias ao participar nas atividades e que importância atribuem a esta participação; e finalmente, avaliar a perceção das crianças sobre as atividades proporcionadas pelas famílias. Da avaliação de contexto resultou uma intervenção pedagógica que promoveu, de forma sistemática, o envolvimento e a participação dos familiares na construção das aprendizagens das crianças. Em termos metodológicos mobilizaram-se a observação e a entrevista, com recurso a diário de bordo e a guiões de entrevista, buscando captar perceções de familiares e das crianças sobre participação de familiares. Esta investigação permite comprovar que a articulação entre o jardim de infância e a família tem de ser contínua, isto é, trabalhada diariamente através de estratégias adequadas ao público-alvo para que, de certa forma, possa ser melhorada e cada vez mais próxima. A articulação, e aproximação, possibilita não só uma maior confiança, mas promove igualmente o desenvolvimento de laços afetivos, contribuindo para o desenvolvimento das crianças.porJardim de InfânciaEducadores de InfânciaParceria Jardim de Infância / FamíliaA relação escola-família: uma parceria necessáriamaster thesis202381870