Silva, Ana Maria Monteiro dos Santos Gonçalves da2013-09-192013-09-192013-08http://hdl.handle.net/10400.26/4717O tema deste estudo, enquanto trabalho de investigação, surgiu da prática e do contexto profissional. Pretendo analisar os processos de aprendizagem de conceitos lógico-matemáticos com crianças em idade pré-escolar, em particular com 26 crianças de três anos de idade. Procurarei aferir e compreender de que forma a utilização de jogos e materiais matemáticos podem ajudar e contribuir para potenciar o desenvolvimento destes conceitos e da criança em geral e em particular com crianças de 3 anos de idade. Foram preparadas 12 atividades diferentes que foram desenvolvidas com as crianças e das quais obtivemos registos de observação. A investigação decorreu num espaço de 4 meses, entre outubro de 2012 e final de janeiro de 2013. No presente trabalho vou ter em linha de conta a convergência e respetiva análise de quatro fatores: a criança, a matemática, o lúdico e a sua importância, as suas aprendizagens e o papel da Educadora neste processo. Com base nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE) (ME,1997), definirei um conjunto de critérios e de níveis de desempenho para avaliar a aquisição dos conceitos matemáticos. Do ponto de vista metodológico vai ser um estudo qualitativo, cuja pesquisa se caracteriza por um “estudo de caso”. Para a sua concretização foi necessário recorrer a diferentes técnicas para fazer a recolha de dados: observação naturalista participante, notas de campo e pesquisa documental. Desta forma o presente trabalho de investigação, destina-se a compreender a forma como deve o educador agir para potenciar a aquisição e desenvolvimento de competências lógico-matemáticas. Os resultados sugerem que as crianças adquirem e desenvolvem com mais facilidade estas competências quando confrontadas com uma metodologia de aprendizagem em que o lúdico e o brincar desempenham um papel fundamental. Palavras-porRaciocínio lógico-matemáticoMatemáticaJogo educativoEducação pré-escolarA importância de brincar com a matemática no ensino pré-escolar: um estudo de casomaster thesis