Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-Pereira, José Miguel Sacramento, 1968-Duarte, Ana Rita Barão2018-09-032018-09-032018http://hdl.handle.net/10400.26/24030O presente relatório contempla a descrição e a análise crítico-reflexiva das Práticas de Ensino Supervisionadas, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com este relatório procuro evidenciar todo o meu percurso formativo, analisando os dados emergentes dos contextos da Prática de Ensino Supervisionada e da Intervenção Pedagógica. Ao longo deste trabalho pretendo essencialmente destacar determinados princípios e estratégias que considero fundamentais. Deste modo, saliento a escuta, a cooperação, a partilha de saberes e a participação ativa das crianças na tomada de decisões, no que diz respeito ao seu processo de aprendizagem. Em ambas as valências educativas, realço a metodologia de trabalho de projeto como uma forma de desenvolver os princípios e estratégias acima mencionados. No presente relatório são abordadas experiências-chave consideradas como dimensões relevantes, as quais suscitam o debate fundamentado, fazendo emergir novas maneiras de pensar e de agir perante os desafios atuais da educação. Por último, realizo uma síntese reflexiva de todo o meu percurso académico, resumindo as contribuições globais das experiências resultantes das Práticas de Ensino Supervisionadas.porEducação Pré-EscolarEnsino Básico 1º CicloMovimento da Escola ModernaCooperaçãoParticipaçãoCooperar para aprender e aprender para cooperar: construir uma aprendizagem partilhada e participativamaster thesis201962128