Faria, Cristina Adriana Toscano de, 1961-Adriano, Mariana Calado Brito Reis2024-06-242024-06-242024http://hdl.handle.net/10400.26/51105O presente relatório resulta de um projeto de investigação-ação, desenvolvido durante o estágio curricular, no ano letivo de 2021/2022, com uma turma do 2.º ano de escolaridade no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo centrou-se no princípio fundamental de que a música desempenha um papel importante como veículo facilitador do desenvolvimento de aprendizagens em outras componentes do currículo. Com base neste pressuposto, procurou-se implementar estratégias pedagógicas que permitissem destacar algumas das possibilidades que a música proporciona, com o intuito de abrir caminho a abordagens mais dinâmicas e criativas e desconstruir a forma como a música ainda é, maioritariamente, utilizada em sala de aula. Verificou-se que ao promover o gosto pela música e ao criar atividades lúdicas musicais com caráter interdisciplinar, envolvendo os alunos e as alunas de forma ativa, desenvolveram-se competências significativas de forma mais eficaz e motivadora.porMúsicaEstratégias PedagógicasAprendizagens SignificativasMotivaçãoEnsino Básico 1º CicloA música como elemento facilitador no desenvolvimento de aprendizagens no 1.º ciclo do ensino básicomaster thesis203600150