Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Loff, Philippe Bernard, 1955-Ramos, Marta Sofia Ricardo2016-04-292016-04-292015http://hdl.handle.net/10400.26/13386No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, realizei o presente Relatório Final que é espelho de todo o itinerário formativo desenvolvido, bem como das experiências significativas da prática de ensino supervisionada em ambos os níveis educativos. Este documento inicia-se com a contextualização e itinerário formativo onde são dadas a conhecer as realidades vivenciadas nos dois contextos. Seguidamente, apresentam-se diversas experiências que considerei relevantes no processo formativo, baseadas numa análise crítico-reflexiva. Deste modo, encontrar-se-ão temáticas como a importância das regras na sala de atividades, o envolvimento das famílias no processo educativo, a utilização do jogo no processo de ensino aprendizagem, a lecionação das ciências no 1.º CEB e, como dimensão transversal, o espaço como elemento curricular. Com a finalidade de percepcionar as perspetivas das crianças e os seus interesses no Jardim de Infância, surge ainda um trabalho investigativo. A prática pedagógica, quer em contexto Pré-Escolar, quer em 1.º CEB, contribuiu para a minha formação pessoal, académica, científica e pedagógica, permitindo-me observar, experimentar e, acima de tudo, refletir.porEducação Pré-EscolarEnsino Básico 1º CicloPráticas EducativasPrática PedagógicaViagem na educação: relatório finalmaster thesis201335123