Godinho, José CarlosLobato, Tiago Filipe Mendonça2015-05-142015-05-142015-042015-05http://hdl.handle.net/10400.26/8622O Projeto “Orquestra de Cordofones no 1.º Ciclo: Aprendizagens musicais e sociais”, tem por objetivo a aprendizagem coletiva do Bandolim, junto com os Braguinhas e acompanhamento da Guitarra Clássica, realizado nas atividades de enriquecimento curricular duma escola do 1.º ciclo de Ensino Básico situada na Região Autónoma da Madeira (R.A.M.). Com este projeto pretendemos aferir quais as aprendizagens musicais e sociais, durante a aprendizagem do novo instrumento, o Bandolim, bem como as motivações dos alunos quanto à sua implementação na sala de aula. Já existem experiências relativamente a esta temática, como o caso dos professores Teresa Leão, Catarina Gomes, Helena Sousa e Norberto Cruz, que todos eles desenvolveram os seus projetos em prol dos cordofones. Tentaram implementar nas escolas e/ou associações o instrumento Bandolim, para que este fosse desenvolvido individualmente ou em grupo pelas crianças, como em pequena orquestra. Tal como este projeto, a Catarina Gomes desenvolveu o seu projeto juntamente com outro instrumento, o Braguinha. O referido projeto foi desenvolvido num colégio privado, Escola Donaolga de Brito, situado na zona da Achada, Funchal e envolveu uma turma de 3.º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico em atividade de Enriquecimento Curricular. Esta investigação-ação, de caráter qualitativo, procurou identificar quais as aprendizagens musicais e as aprendizagens sociais que foram desenvolvidas pelos alunos ao longo das dez semanas. Os resultados obtidos apontam para a validação deste projeto por ser notório o sucesso e a satisfação dos alunos, como também da importância do duplo papel professor/músico profissional, tendo este sido reconhecido pelas crianças. As principais conclusões do presente projeto apontam para um acréscimo de aprendizagens musicais e aprendizagens sociais às crianças, como também para um elevado nível de motivação, tanto individual como em grupo.The Research project "Chordophones Orchestra in Elementary Schools: Musical and Social Skills", aims to the collective learning of the mandolin, along with Braguinhas and monitoring of Classical Guitar, held in curriculum enrichment activities in an Elementary school located in Região Autónoma da Madeira with this project we intend to assess which musical and social skills are developed, during the learning process of the new instrument, the Mandolin, as well as the students motivations about its implementation in the classroom. There are previous experiences on this matter. Some teachers like Teresa Leon , Catarina Gomes, Helena Sousa and Norberto Cruz, have already developed their projects using string instruments, by trying to implement the Mandolin instrument in their schools and / or associations, individually , in groups, or in a small orchestra. Catarina Gomes also developed a similar project along with another instrument, the Braguinha. The following project was developed in a private school, Donaolga de Brito School, located at Achada, Funchal, with fourteen students of a 3rd grade classroom as a Curricular Enrichment activity. This action-research approach sought to identify the musical and social skills that were developed by the students during the ten weeks project. The results point to the validation of this project due to the notorious success and the satisfaction of students, but also the importance of the teacher / professional musician double role, being the latter recognized by the children. The main conclusions of this project point to an increase of musical and social skills by the children, but also for a high level of motivation, both individually and in groups.porBandolimPartilhaAprendizagens musicais e aprendizagens sociaisMotivaçõesPapel do professor/músico profissionalMandolinSharingMusical and social skillsMotivationRole of the teacher/professional musicianRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioOrquestra de cordofones no 1º cicloaprendizagens musicais e sociais: aprendizagens musicais e sociais em crianças do 1º ciclomaster thesis201604426