Silva, José Sancho de SousaDuarte, Zélia Cristina Almeida2017-09-112017-09-112014-11http://hdl.handle.net/10400.26/18929No panorama mundial atual, a crescente importância do turismo no desenvolvimento económico, social e cultural das sociedades tem vindo a afirmar-se como uma incontor-nável realidade, que nos traz à luz a relevância de seu estudo, conquanto em perspetivas diferentes e diversas, das que habitualmente o abordam. As sociedades estão em constante mudança, e nós fazemos parte dela. O turismo como barómetro das sociedades, vai acompanhando este desenrolar de acontecimentos. Na verdade o turismo é das atividades económicas, a que mais catalisa e que consequen-temente reflete as mudanças e evoluções operadas nas sociedades. Naturalmente os turistas vão alterando os seus hábitos, comportamentos, preferências e gostos, cujo reflexo na hierarquia das motivações, vai moldando a oferta e a procura. Neste âmbito assume-se de vital importância o estudo das necessidades humanas e das suas motivações, cujo contributo científico de ciências sociais, como a sociologia, a psicossociologia e a antropologia, se torna fundamental para a compreensão desta dinâ-mica. Este trabalho de investigação cujo modelo concetual se aplica ao concelho de Odemira, averigua de que modo as teorias da motivação e o estudo dos perfis psicográficos dos turistas estão correlacionadas com as estratégias de desenvolvimento turístico, desen-volvidas pelos stakeholders, no intuito de afirmar a sua identidade turística num contex-to global de concorrência acrescida.In the current world perspective, the growing importance of tourism in economic, social and cultural development of societies has been to assert itself as an inescapable reality, which brings us to light the relevance of their study, although in different and various perspectives from that usually approach. Society are constantly changing, and we are part of it. Tourism as barometer of socie-ties, will accompany this course of events. Actually tourism is an economic activity which more and consequently reflects and catalyzes changes and developments operated in the social systems. Naturally the tourists also change their habits, behaviors, preferences and tastes, whose reflection in the hierarchy of motivations, is shaping supply and demand. In this context it is assumed to be of vital importance to the study of human needs and their motiva-tions, whose scientific contribution of social sciences such as sociology, the social psy-chology and anthropology, becomes fundamental to the understanding of this dynamic. This research whose conceptual model applies to Odemira municipality, find out how the theories of motivation and study of psychographic profiles of tourists are correlated with tourism development strategies, developed by stakeholders, in order to affirm its tourist identity in a global context of increased competition.porTurismoMudançasMotivaçõesDesenvolvimento estratégicoDestinosOdemiraTourismChangesMotivationsStrategic DevelopmentDestinationsEstudo das motivações psicossociológicas e perfis psicográficos dos turistas. Caso de estudo - Concelho de Odemiramaster thesis202461599