Ferreira, MarcoPereira, Inês Graça2018-01-182018-01-182016http://hdl.handle.net/10400.26/20589Este Relatório Final, elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), foi desenvolvido, numa fase inicial com um aluno dos 2.º, 3.º e 4.º anos, e, numa fase mais tardia, com uma turma do 2.º ano, que pertencem a uma instituição privada do concelho e distrito de Lisboa. Este estudo foi realizado com o intuito de abordar as competências da leitura e da escrita, o ensino destas, a extrema importância que as mesmas detêm e os tipos de exercícios de escrita no 1º Ciclo do Ensino Básico. Decorrente do que foi mencionado, acabaram por emergir estas questões orientadoras: “Quais os tipos de exercícios de escrita abordados no 1º Ciclo do Ensino Básico?”; “Qual a continuidade dada a este tipo de exercícios no decorrer deste Ciclo de Ensino?”; “Quais os tipos de exercícios de escrita trabalhados especificamente no 2º ano?”; e “Que tempo de qualidade lhes é dedicado durante uma semana de trabalho?”. De forma a responder a estas precisas questões, optou-se por um estudo de carácter qualitativo e interpretativo, baseado em observações naturalistas e análise documental.porLeituraEscritaAlunoProfessorAprendizagem1.º Ciclo do Ensino BásicoA escrita no 1.º ciclo do ensino básicoObservação naturalista e análise dos trabalhos realizados em sala de aulamaster thesis201857049