Caldeira, Maria Filomena Tomaz Henriques Serrano2012-06-152012-06-152009http://hdl.handle.net/10400.26/2240Este estudo incide sobre a aprendizagem de determinados saberes matemáticos mediados por materiais manipuláveis na educação infantil. O mais importante no ensino-aprendizagem da matemática é a actividade mental a desenvolver nos e pelos alunos. A utilização dos materiais, através de modelos concretos, permite à criança construir, modificar,integrar, interagir com o mundo físico e com os seus pares, a aprender fazendo,desmistificando a conotação negativa que se atribui à Matemática. Pretende-se compreender a relação entre a construção desses conhecimentos e a utilização de materiais, como recurso no processo de ensino-aprendizagem. Para tal procura-se: i) determinar o que valorizar: conteúdos, materiais ou a relação entre eles; ii) identificar qual a pertinência do uso de materiais manipuláveis no ensino infantil; iii) analisar como é realizada a ponte entre o concreto e o abstracto; iv) perceber como é que os materiais influenciam a aprendizagem do sentido do número e das operações aritméticas; v) determinar como é que os materiais manipulativos constituem elementos de mediação na aprendizagem,na construção, desenvolvimento e formação de determinadas capacidades, atitudes, destrezas e conceitos.porEnsino da matemáticaMaterial didácticoFormação inicialResolução de problemasCriatividadeA importância dos materiais para uma aprendizagem significativa da matemáticadoctoral thesis