Malhão, VeraVieira, Maria2016-01-202016-01-202015-12-22http://hdl.handle.net/10400.26/11020O objetivo deste trabalho foi analisar um projeto de jardinagem/horta em meio escolar, desenvolvido com crianças de uma turma de 4º ano com idades compreendidas entre os 9 e os 10 anos e entender de que forma estas aulas práticas se interligam e servem de complemento ao programa de Estudo do Meio do Ministério da Educação para o 1º ciclo do Ensino Básico. Este estudo foi elaborado durante um estágio de três meses de Prática de Ensino Supervisionada em 1º CEB, com os alunos da referida turma nas aulas práticas de horta e jardinagem da escola, em parceria com uma professora certificada que coordena esta atividade. O trabalho que se apresenta tem como base a metodologia qualitativa e baseia-se em notas de campo e em registos de observação participante, como técnicas de recolha de dados. Esta investigação mostra como as atividades de horticultura e jardinagem abrangem outras disciplinas e como a criança adquire conhecimento em situações de aprendizagem ativa.porEnsino BásicoAprendizagem das CiênciasAprendizagem AtivaHorticulturaEducação ExperimentalJardinagemHorticultura e jardinagem: Encontros com o programa de estudo do meio numa turma de 4º ano do 1º CEBmaster thesis201004127