Reis, HelenaMarques, Alexandra2020-11-042020-11-042020-05-13http://hdl.handle.net/10400.26/33923Este estudo teve como objetivo estudar as propriedades psicométricas da Sensory Processing Measure (SPM)- Sala de aula. Recolheu-se uma amostra de 332 crianças, com idades compreendidas entre os 5 e os 12 anos, residentes nos distritos de Lisboa, Leiria, Viseu, Faro, Santarém, Coimbra, Braga e Ilha dos Açores, divididas em dois grupos: 297 participantes com desenvolvimento típico de modo a contribuir para o estudo da fidelidade (consistência interna) e da validade (construto); o segundo grupo, com a participação de 35 crianças com desenvolvimento atípico, nomeadamente, perturbação do espetro do autismo, perturbação da hiperatividade e défice de atenção, atraso global do desenvolvimento, paralisia cerebral, trissomia 21 e com dificuldades de aprendizagem, a fim de estudar a validade discriminativa. Obteve-se um Alpha de Cronbach de 0,96 (consistência interna) e uma diferença significativa entre os dois grupos, em todas as dimensões da SPM revelando boa validade de critério. Este estudo foi um importante contributo para a validação portuguesa da SPM.porTerapia ocupacionalIntegração sensorialPsicometriaSensory Processing Measure (SPM)Salas de aulaSensory Processing Measure (SPM) - Forma sala de aula: estudo das propriedades psicométricas e contributo para a validação para a população portuguesamaster thesis202526852