Gomes, Noélia PimentaCardoso, Daniel Filipe Valente2024-08-142024-08-142024-01-242023-10-31http://hdl.handle.net/10400.26/51690Curso de Mestrado ministrado em parceria com Escola Superior de Enfermagem S. José de ClunyO presente relatório está inserido no Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área da Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica (PSC) que resulta da cooperação académica entre a Escola de Saúde de Santa Maria (ESSSM) e a Escola Superior de Enfermagem S. José de Cluny. Apresenta como objetivos: evidenciar o desenvolvimento das competências comuns e específicas no âmbito dos cuidados de Enfermagem especializados na área da Enfermagem Médico-cirúrgica na PSC nos diferentes contextos; demonstrar o desenvolvimento de competências de análise crítico-reflexiva e tomada de decisão e obter o grau de Mestre e o título profissional de Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica na Pessoa em Situação Crítica (EEEMCPSC), após apresentação e discussão pública do presente relatório. O Ensino Clínico (EC) I decorreu no SUP do CHVNG/E, o II nos CIP do CHUSJ, o módulo I da Unidade Curricular - EC com Relatório desenvolveu-se também nos CIP do CHUSJ, e o módulo II no INEM. Sendo um EC de opção, optou-se por realizar o módulo II em contexto extrahospitalar, tendo como objetivo a aquisição e desenvolvimento de competências na prestação de cuidados ao doente crítico em contexto extra-hospitalar. O foco foi a segurança do transporte do doente crítico, considerando o papel chave do EEEMCPSC na equipa de transporte. Cabendo-lhe a responsabilidade de manter os doentes seguros durante o transporte ao identificar eventos adversos e ao tentar modificar os fatores de risco, melhorando, assim, a segurança dos doentes transportados. A metodologia utilizada é descritiva, analítica e crítico-reflexiva das situações vivenciadas. Como resultado de aprendizagem, os diversos contextos da prática clínica revelaram-se locais privilegiados de aprendizagem, de intervenção e de reflexão que potenciaram a aquisição e desenvolvimento das competências como futuro EEEMCPSC e Mestre no que concerne ao cuidar da pessoa e família/cuidadores a vivenciar processos complexos de doença crítica e/ou falência orgânica, no dinamizar a resposta a situações de catástrofe e no maximizar a intervenção na prevenção e controlo da infeção.This report is part of the Master's Degree in Medical-Surgical Nursing in the area of Nursing of the Person in Critical Situation (PCS), which is the result of an academic cooperation between Escola Superior de Saúde de Santa Maria and Escola Superior de Enfermagem S. José de Cluny. Its objectives are: to demonstrate the development of common and specific competences within the scope of specialized nursing care in the area of Medical-Surgical Nursing in PCS in different contexts; to demonstrate the development of critical-reflective analysis and decision-making competences and to obtain the Master's degree and the professional title of Specialist Nurse in MedicalSurgical Nursing, Person in Critical Situation, following the presentation and public discussion of this report. Clinical Teaching I took place in the SUP of the CHVNG/E, Clinical Teaching II in the CIP of the CHUSJ, Module I of the Curricular Unit - Clinical Teaching with Report was also carried out in the CIP of the CHUSJ, and module II in the INEM. As it is a clinical teaching option, it was decided to carry out Clinical Teaching II in an out-ofhospital context, with the aim of acquiring and developing skills in the provision of care to the critically ill in an out-of-hospital context. The focus was on the safety of transporting critically ill patients, considering the key role of the Specialist Nurse in Medical-Surgical Nursing, Person in Critical in the transport team. They are responsible for keeping patients safe during transport by identifying adverse events and trying to modify risk factors, thus improving the safety of the patients being transported. The methodology used is descriptive, analytical and critical-reflective of the situations experienced. As a learning outcome, the various contexts of clinical practice proved to be privileged places of learning, intervention and reflection that fostered the acquisition and development of skills as a future Specialist Nurse in Medical-Surgical Nursing, Person in Critical and Master with regard to caring for the person and family/caregivers experiencing complex processes of critical illness and/or organ failure, streamlining the response to disaster situations and maximizing intervention in infection prevention and control.porEnfermeiro EspecialistaPessoa em Situação CríticaServiço de UrgênciaCuidados Intensivos PolivalentesExtra-hospitalarTransporteSegurançaSpecialist NursePerson in Critical SituationEmergency DepartmentMultipurpose Intensive CareOut-of-HospitalTransportationSafetyDesenvolvimento de competências especializadas de enfermagem no cuidar da pessoa em situação crítica : a segurança do transporte intra e extra-hospitalarmaster thesis203491521