Ferreira, MarcoFernandes, Margarida Teixeira2017-10-252017-10-252016-09http://hdl.handle.net/10400.26/19121Este estudo foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), tendo por finalidade a obtenção de grau de Mestre para a Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A temática em estudo é a importância das competências pessoais e sociais em contexto Pré-escolar. A investigação tem como participantes a educadora e o grupo de crianças e o design de estudo considerado mais adequado foi o estudo de caso. Surgem as seguintes questões de partida: - Qual a importância do pré-escolar para a formação da criança? - Qual o contributo do educador para o desenvolvimento da criança? - Qual a importância da relação entre educador/criança? Este estudo tem como principais objetivos: 1. Conhecer importância do pré-escolar para o processo de ensino-aprendizagem da criança; 2. Reconhecer e entender o impacto que o educador tem nas crianças; 3. Conhecer a importância da relação entre o educador/criança para o desenvolvimento emocional na criança. O método de recolha de informação baseia-se em observações naturalistas da educadora e o grupo de crianças em contexto de sala, que posteriormente serão analisados e interpretados. Estas observações decorreram numa instituição de caráter privado no concelho de Lisboa.This study was prepared under the Course of Supervised Teaching Pratice, having as a purpose to obtain a Master’s Degree in Qualification for Teaching in Preschool Education and Teaching of the 1st cycle of basic education. The subject under study is the importance of personal and social skills in pre-school context. Research has as participants the theacher na the group of children and the study design considered most appropriate was the case study. Following bellow are the starting questions: - What is importance of pre-school for the education of children? - What is the contribution of the teacher to the child’s development? - How importante is the relationship between educator/child? This study’s main objectives are: 1) To know the importance of pre-school for children of the teaching-learning process; 2) To recognize and understand the impact that the educator has on children; 3) To know the importance of relationship between the educator/child for emotional development of the child. The information collection method is based on naturalistic observations of the teacher and the group of children in the contexto of the room, which latter will be analyzes and interpreted. These observations took place in a private institution in the municipality of Lisbon.porPré-escolarEducadorCompetências pessoais e sociaisAprendizagemDesenvolvimentoPreschoolEducatorPersonal and social skillsLearningDevelopmentCompetências pessoais e sociais em contexto pré-escolarmaster thesis201857260