Bandeira, SílviaSilva, Filipa Margarida Pereira da2017-12-112017-12-112017-09-21http://hdl.handle.net/10400.26/19654Inicialmente, a preocupação das empresas, era unicamente conquistar e atrair novos clientes. No contexto atual, para além disso, é imprescindível manter os clientes atuais, através da sua fidelização, valorizando as relações estabelecidas e fortalecidas. O Marketing Relacional é fundamental e imprescindível para a criação dessas relações. É fundamental a interação com os clientes, por um lado, para perceber as suas verdadeiras necessidades e motivações e por outro lado, para integrar o cliente na estratégia da empresa. Tendo por base uma contextualização do marketing relacional, o presente trabalho consiste num projeto profissional, que integra o 2º ano do Mestrado em Gestão de Marketing, realizado no IPAM, e assenta no desenvolvimento de uma ferramenta de marketing relacional que sirva para a aplicabilidade das melhores práticas, com o objetivo de criar uma maior Proximidade com o cliente. A marca em questão é a estilista Micaela Oliveira, que atua no mercado da moda nupcial. Desta forma, o objetivo é contribuir para um maior grau de Satisfação e consequentemente para um maior Compromisso por parte dos seus clientes, ajudando na permanência dos mesmos e obtendo a sua Lealdade.porMarketingMarketing relacionalIndústria têxtilInfluência do marketing relacional para o sucesso do setor da moda de luxo em Portugal : estudo de caso: Micaela Oliveiramaster thesis201770660