Conde, Iracyran de Assunção Correa2025-03-312025-03-312025-03-17http://hdl.handle.net/10400.26/57498Esta pesquisa investiga a integração da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com a Educação Profissional no Maranhão, Brasil, e busca otimizar a proposta curricular para melhor alinhar as competências e habilidades dos alunos com as demandas do mercado de trabalho. A pesquisa adotou uma abordagem metodológica de triangulação, combinando entrevistas com gestores e empresários, questionários com alunos e professores, e análise das documentações escolares. Os resultados destacam a necessidade de uma atualização curricular que alinhe as competências técnicas e socioemocionais com as exigências do mercado local. As entrevistas revelaram a importância de habilidades técnicas específicas e competências socioemocionais, enquanto os questionários indicaram uma lacuna entre as habilidades adquiridas pelos alunos e as demandas reais do mercado. A análise documental mostrou que as políticas educacionais e curriculares atuais carecem de flexibilidade e adaptação às realidades socioeconômicas do Maranhão. Recomendou-se a implementação de currículos modulares, horários flexíveis e o fortalecimento de parcerias com o setor produtivo. A pesquisa conclui que uma integração mais eficaz entre a EJA e a Educação Profissional pode melhorar significativamente a preparação dos alunos para o mercado de trabalho, promover uma transição mais suave e aumentar a inserção produtiva e a geração de renda. A adaptação das políticas e práticas educacionais é essencial para garantir uma educação relevante e inclusiva para os jovens e adultos no Maranhão.poreducaçãojovemtrabalhoA Educação de Jovens e Adultos Articulada a Educação ProfissionalCompetências e Habilidades para Inserção no Mercado de Trabalho no Maranhão - Brasilmaster thesis203930061