Custódio, Pedro Balaus2023-10-162023-10-162019http://hdl.handle.net/10400.26/47247De acordo com o atual programa e metas curriculares de Português para o 2º ciclo do ensino básico de Portugal, alguns dos objetivos nucleares passam por desenvolver nos alunos a capacidade de leitura de textos de diferentes temas e géneros. Esses enunciados devem ser de expressão não literária, mas também literária. São sobretudo estes que permitirão aos jovens inaugurar um conhecimento fundamentado e sólido da literatura, bem como possibilitar a construção de conhecimentos de e sobre o fenómeno literário, o desenvolvimento do gosto de ler e, ainda, a valorização da literatura enquanto património. Por entre esses múltiplos objetivos, destaca-se ainda o da apreciação crítica e da dimensão estética dos textos, quer portugueses, quer estrangeiros. Para cumprir esses objetivos no domínio da educação literária, as autoras propõem uma lista de oito obras e de textos para leitura anual. Estes títulos deverão ser posteriormente complementados com as sugestões contidas no Plano Nacional de Leitura (PNL). Assim, em primeiro lugar, pretendemos pôr em evidência algumas práticas resultantes da aplicação desse programa de Português, desde 2015 até o presente, e compreender de que modo é que essas orientações se traduzem na variedade das leituras realizadas pelos alunos, e não na sua reduplicação. Em segundo lugar, avaliar até que ponto essas escolhas são realizadas de acordo com a faixa etária e maturidade leitora dos destinatários, os seus horizontes de expetativa e gostos pessoais e se, na esfera do texto literário, estão isentas de reiterações ao longo do percurso escolar.porEducação literáriatexto literáriodidática do texto literárioEducação BásicaLiterary educationliterary textdidactic of the literary textBasic EducationA literatura que se ensina no 2º ciclo do básico Português : desajustamentos e reduplicaçõesjournal article10.12957/palimpsesto.2019.42923