Moreira, AnaSantos, Sofia Pereira dos2025-11-282025-11-282025-11-25http://hdl.handle.net/10400.26/60132Este estudo teve como objetivo estudar o efeito das políticas públicas na retenção de talentos na Administração Pública em Portugal e se esta relação é moderada pelo facto de o participante ser chefia ou não. Com essa finalidade formularam-se as seguintes hipóteses: (1) as políticas públicas (recrutamento, formação e avaliação de desempenho) estão positiva e significativamente relacionadas com as intenções de permanência na Administração Pública; (2) o facto de desempenhar um cargo de chefia ou não tem um efeito significativo nas intenções de permanência; (3) O facto de desempenhar um cargo de chefia ou não tem um efeito significativo nas políticas públicas (recrutamento, formação e avaliação de desempenho); (4) O facto de ser chefia ou não desempenha um papel de moderação na relação entre as políticas de públicas e as intenções de permanência; (5) As políticas públicas têm um efeito mediador na relação entre o facto de ser chefia ou não, e as intenções de permanência. Participaram neste estudo 282 indivíduos, trabalhadores no ativo da Administração Pública, sendo que 11,7% da totalidade ocupam cargos de dirigentes. A abordagem foi quantitativa e qualitativa com recurso a questionário. Quanto aos resultados, constatou-se que as políticas públicas (recrutamento, formação e avaliação de desempenho) têm um efeito positivo e significativo na retenção de talentos. O facto de ser chefia ou não apenas tem um efeito significativo na avaliação de desempenho. Não se verificou o efeito moderador nem o efeito mediador. No estudo qualitativo as respostas dadas com maior frequência foram: acelerar processos no recrutamento, aumento/diversificação da oferta de formação e revisão das quotas do Sistema Integrado de Gestão e Avaliação de Desempenho na Administração Pública. Pretende-se que este estudo ofereça dados que possam ser utilizados pelos gestores de modo que estes possam tomar decisões informadas e melhorem a gestão de talentos na Administração Pública.This study aimed to examine the effect of public policies on talent retention in the Portuguese Public Administration and whether the participant's managerial status moderates this relationship. To this end, the following hypotheses were formulated: (1) public policies (recruitment, training and performance evaluation) are positively and significantly related to intentions to remain in public administration; (2) whether or not an individual holds a managerial position has a significant effect on intentions to remain; (3) whether or not an individual holds a managerial position has a significant effect on public policies (recruitment, training and performance evaluation); (4) whether or not one is a manager plays a moderating role in the relationship between public policies and intentions to remain in the civil service; (5) public policies have a mediating effect on the relationship between whether or not one is a manager and intentions to remain in the civil service. A total of 282 individuals, active workers in public administration, participated in this study, with 11.7% of the total occupying management positions. The approach was quantitative and qualitative, using a questionnaire. The results showed that public policies (recruitment, training and performance evaluation) have a positive and significant effect on talent retention. Whether an individual is a manager or not has a significant effect on performance evaluation. No moderating or mediating effect was found. In the qualitative study, the most frequently given responses were speeding up recruitment processes, increasing or diversifying the training offer, and reviewing the quotas of the Integrated Performance Management and Evaluation System in Public Administration. This study aims to provide data that can inform managers' decisions and enhance talent management in public administration.porPolíticas PúblicasRecrutamentoFormaçãoAvaliação de DesempenhoIntenções de RetençãoRetenção de Talentos no Setor Público: Gerir o Presente Observando o Futuromaster thesis204060249