Mendes, Rui Manuel Sousa, 1965-Amado, Joana Martins2025-04-112025-04-112025-03-06http://hdl.handle.net/10400.26/57632O Ensino Pré-escolar é um período crucial para o desenvolvimento das habilidades grafomotoras especialmente no último ano, quando se espera que a maioria das crianças esteja preparada para iniciar a aprendizagem da escrita. No entanto, existe um conjunto de fatores psicomotores que influenciam as habilidades grafomotoras, cujas devem ser bem desenvolvidas para que o processo de aprendizagem da escrita seja promissor. É importante que essas competências fundamentais sejam desenvolvidas na idade pré-escolar, encarando a psicomotricidade como um fator de integração escolar e preventivo de dificuldades de aprendizagem. O objetivo deste estudo visou analisar o efeito da participação de um grupo de crianças do pré-escolar num programa de promoção de competências grafomotoras que influencia o desenvolvimento da Integração Visuomotora. Este foi aplicado em 44 crianças com idades entre os 3 e 6 anos e contou com um grupo experimental e um grupo de controlo. Foram aplicadas avaliações iniciais e finais para determinar se o programa teve influência no grupo de crianças que participou nas sessões orientadas de trabalho grafomotor em relação ao grupo que não sofreu essa intervenção. O efeito do programa não se expressou em diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos (controlo e experimental). Contudo, a tendência de melhoria registada é coincidente com os efeitos positivos registados na literatura revista que advoga a relevância da praxia fina no nível de desempenho grafomotriz.Preschool education is a crucial period for the development of graphomotor skills, especially in the last year, when most children are expected to be ready to begin learning to write. However, there are a set of psychomotor factors that influence graphomotor skills, which must be well developed for the process of learning to write to be promising. It is important that these fundamental skills are developed in preschool age, considering psychomotricity as a factor of school integration and prevention of learning difficulties. The objective of this study was to analyze the effect of the participation of a group of preschool children in a program to promote graphomotor skills on the development of Visual Motor Integration. This program was applied to 44 children aged between 3 and 6 years and included an intervention group and a control group. Initial and final evaluations were applied to determine whether the program had an influence on the group of children who participated in the guided graphomotor work sessions in relation to the group that did not undergo this intervention. The effect of the program was not expressed in statistically significant differences between the two groups (control and experimental). However, the trend of improvement recorded coincides with the positive effects recorded in the reviewed literature that advocates the relevance of fine praxis in the level of graphomotor performance.porInfânciaHabilidade GrafomotoraIntervenção GrafomotoraPsicomotricidadePraxia FinaChildhoodGraphomotor SkillGraphomotor InterventionPsychomotricityFine PraxisMotricidade e grafomotricidade em crianças de ensino pré-escolarmaster thesis203935730