Correia, SérgioAzevedo, Beatriz2022-05-272022-05-272022-05-04http://hdl.handle.net/10400.26/40807O presente projeto foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Design de Comunicação da Escola Superior de Arte e Design. O seu objetivo é a elaboração de um livro que estimule os cinco sentidos do ser humano. A sua ambição é instigar e promover uma procura pela integração multissensorial no design gráfico. Após a leitura do livro The Senses: Design Beyond Vision motivou-se uma resposta ao apelo efetuado por Bruce Mau que no livro, discursa a favor do design sensorial e de um término da prática insensível do design gráfico. Decorre assim uma investigação sobre como estimular os sentidos através de técnicas e acabamentos de impressão ou de materiais. Esta presente pesquisa engloba ainda a área do design emocional, fundamentada pela componente emocional permitida pelos sentidos, bem como a da perceção, orientada para um melhor conhecimento sobre o processo sensorial do ser humano. Através do estudo de todas estas áreas, o projeto de mestrado materializa-se num livro que estimula diretamente os órgãos sensoriais do ser humano. Consciente da efemeridade de um estímulo sensorial, o livro explora algo igualmente efémero: o tempo. Neste sentido, recorre-se às celebrações nacionais, internacionais e datas comemorativas que respeitam o calendário dos Estados Unidos da América, referentes ao ano 2022, devido à peculiaridade e constante inovação que estas efemérides proporcionam. Desenvolvido ao longo de 365 páginas, o livro, designado “The 5enses" resulta num artefacto que estimula os cinco sentidos humanos.porSentidosDesign sensorialDesign emocionalMateriaisTécnicasImpressãoDesign gráfico multissensorial: como técnicas e materiais podem estimular os sentidosmaster thesis203005090