Neves, João Luís Reis FidalgoMartins, Diogo Miguel Farinha2020-10-212020-10-212020-09http://hdl.handle.net/10400.26/33734Face ao exponencial desenvolvimento das novas tecnologias a nível global, a procura por novos sistemas com capacidades que permitam uma vantagem operacional nos mais variados ambientes tem sido uma das principais prioridades das Forças Armadas e das entidades com responsabilidades na monitorização, segurança e controlo no mar. Visto que Portugal é um país com uma das maiores Zonas Económicas Exclusivas, é fundamental a afirmação da sua presença no mar. Essa presença traduz-se no conceito de Conhecimento Situacional Marítimo (CSM), ou seja, na superioridade da informação no ambiente marítimo. Assim, é importante que a Marinha Portuguesa e as restantes autoridades portuguesas que exercem as suas missões no mar façam a utilização de tecnologia capaz de exercer o domínio num ambiente que os portugueses, pela sua história, tão bem conhecem. O presente estudo visa identificar, primeiramente, mas de forma não exaustiva, os possíveis utilizadores e depois, os cenários para a aplicação de uma tecnologia emergente: um sistema de Radar de Abertura Sintética utilizado no modo passivo que, neste contexto, se pretende utilizar a bordo de aeronaves não tripuladas. Esta tecnologia, pelas suas caraterísticas poderá contribuir de forma muito positiva para a melhoria do CSM. Para atingir os objetivos deste trabalho é efetuada uma revisão da literatura e do estado da arte desta tecnologia, do ponto de vista do utilizador, existente sobre esta tecnologia, são identificadas várias organizações que poderão contribuir com a sua experiência e conhecimento na matéria para esta investigação e até, possivelmente, serem futuros utilizadores de um sistema semelhante ao que é proposto. Pela condução de entrevistas a vários representantes destas organizações ou entidades é recolhido um conjunto de dados que, através de uma análise multicritério, se traduzem numa lista de cenários aos quais lhes serão associados tipos de alvos conforme estudos já realizados. Estes dados sustentarão futuramente as bases para uma definição de requisitos operacionais, no contexto do projeto DESARMAR (Drone Equipado com SAR passivo para aplicações MARítimas), para a aplicação desta tecnologia e uma possível utilização nas missões da Marinha Portuguesa.Because of the globally exponential development of new technologies, the pursuit for new systems with capabilities that allow an operational advantage in a variety of environments has been one of the main priorities for the Armed Forces and for the entities with responsibilities to monitor, secure and control the sea. Being Portugal one of the countries with the largest Exclusive Economic Zones worldwide it is, therefore, essential to uphold its presence at sea. This presence leads to the concept of Maritime Situational Awareness (MSA), which is the information’s superiority in the maritime environment. Thus, it is important that the Portuguese Navy and other Portuguese authorities that carry out their missions at sea make use of technology capable of enhancing the supremacy in an environment that the Portuguese, due to their history, know so well. The aim of this study is, firstly, but not exhaustively, to identify the users and secondly, the scenarios, for the application of an emerging technology: a Synthetic Aperture Radar system used in the passive mode, which in this case is intended to be used onboard unmanned air vehicles. This technology, due to its characteristics, can contribute very positively to enhance the MSA. Therefore, after reviewing the existing literature on this technology, several organizations which can contribute, because of their experience and knowledge in the field, to this investigation and possibly even becoming future users of a system similar to the one proposed, are identified. By conducting interviews with some of these organizations’ or entities representatives, a set of data is collected which, using a multicriteria analysis, composes a list of scenarios to which they will be associated with types of targets based on already existing studies. These data will, in the future, support the foundations ofan operational requirements definition, in the context for DESARMAR (Drone Equipped with passive SAR for MARitime applications) project, for this technology’s application and a possible use in the Portuguese Navy’s missionsporRadar de Abertura Sintética (SAR)Radar PassivoVeículo Aéreo Não-Tripulado (UAV)Conhecimento Situacional MarítimoCenários OperacionaisUtilização de Radares de Abertura Sintética (SAR) passivos a bordo de UAVCenários de Operação e Aplicação na Marinha Portuguesamaster thesis202532992