Silvestre, ManuelSilva, Francisco Manuel Leite2020-03-022020-03-022018-09-242018-03-01http://hdl.handle.net/10400.26/31563Propaganda do Medo, o Marketing do Caos Na década passada os ataques terroristas que aconteceram em Madrid e Londres, assim como aqueles que aconteceram mais recentes em França e na Bélgica, demonstram que o Jihadismo deixou de ser um fenómeno importado, passando a ser realizados na Europa por cidadãos nascidos e posteriormente radicalizados ou recrutados neste continente. Por todo o território europeu as células Jihadistas multiplicaram-se, sendo muitas delas intercetadas pelas forças de segurança locais. Se até agora podemos considerar que esta ameaça estava distante, neste momento é vista como o principal problema a assolar a segurança europeia. Esta ameaça subiu exponencialmente o seu nível devido à utilização das novas tecnologias pelos grupos terroristas, com maior relevo a Internet, assegurando-lhes estar sempre em contacto, bem como, elaborar os atentados terroristas com antecedência e com uma maior taxa de sucesso. Concede-lhes também o anonimato e a privacidade necessários para disseminar a sua mensagem e espalhar a ideologia radical, tornando mais difícil de concretizar a missão de os vigiar e monitorizar, por parte das forças e serviços de segurança. Perfazendo-se cada vez mais como um combate de longa duração contra o terrorismo e o extremismo islâmico, a luta dos governos europeus contra estes grupos Jihadistas, encabeçados pela al- Qaeda e, principalmente, pelo auto proclamado Estado Islâmico, tem sido marcada por ataques e contra-ataques efetuados por ambas as partes.porTerrorismo, Propaganda; Medo, Marketing, JihadismoPropaganda do Medo / O Marketing do Caosmaster thesis202449190