Durão, Maria CândidaSilva, Ana Irina Eusébio da2016-11-252016-11-252016http://hdl.handle.net/10400.26/16485Mestrado, Pessoa em Situação Critica, 2016, Escola Superior de Enfermagem de LisboaDevido às mudanças de paradigma que se têm vindo a sofrer ao longo dos anos, a comunicação na relação enfermeiro/doente reassume hoje um valor fundamental e torna-se objetivo estratégico na gestão dos problemas de enfermagem. A comunicação é cada vez mais uma componente a valorizar, não só pela sua importância na relação que se estabelece entre os intervenientes no processo de cuidar, como pelo facto de constituir um bom indicador da qualidade dos cuidados. A comunicação torna os indivíduos mais flexíveis, contribuindo para uma maior capacidade de resolução de problemas com o aumento da possibilidade de escolhas, não podendo ser subestimada no âmbito das relações humanas. Assim, sendo que a Enfermagem também se sustenta no desenvolvimento de relações humanas, é então premente que esta temática seja objeto de estudo e de reflexão no sentido da melhoria dos cuidados de enfermagem. No sentido de compreender este conceito junto do doente crítico incapaz de comunicar verbalmente e desenvolver competências na área de especialização em enfermagem à pessoa em situação crítica, o percurso de estágio de mestrado que aqui se documenta decorreu numa unidade de doenças cerebrovasculares, onde se desenvolve ativamente a comunicação com o doente, um serviço de urgência e uma unidade de cuidados intensivos. Apresentam-se neste relatório de estágio as principais atividades desenvolvidas e os conhecimentos obtidos, por forma a desenvolver as competências de enfermeiro especialista e mestre, nomeadamente na avaliação da comunicação e prestação de cuidados ao doente em situação emergente. O referencial teórico de Virgínia Henderson e a teoria das Necessidades Humanas Fundamentais foi o ponto de sustentação de todo pensamento e ação.application/pdfporPessoa em situação criticaCuidados de enfermagemComunicaçãoComunicação com o doente incapaz de comunicar verbalmenteuma intervenção especializada de enfermagemmaster thesis201205882