Pereira, DeborahSultan, Erik2024-11-082024-11-082024-04-23http://hdl.handle.net/10400.26/52747O Desporto Escolar é considerado uma ferramenta essencial no complemento à disciplina de Educação Física, pois para além de dar a oportunidade aos alunos de praticarem exercício físico na escola de modo a melhorar as suas aptidões físicas e motoras numa modalidade que gostem, também fornece uma ajuda extra para os alunos que sintam dificuldades numa certa modalidade. Objetivo: O principal objetivo deste estudo é o de compreender as razões que levam aos alunos a inscreverem-se nas atividades do Desporto Escolar. Amostra: A amostra foi constituída por 25 alunos que participaram no Desporto Escolar na Escola Alfredo dos Reis Silveira. Materiais: Neste estudo foi aplicado o questionário de Motivação a Atividade Desportiva, “QMAD” adaptado do de Frias & Serpa, aplicado em 1991. Métodos: A aplicação do questionário foi realizada através da plataforma Google Forms a todos os alunos inscritos no Desporto Escolar da Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira. Conclusão: Após a aplicação dos questionários foi realizada a análise dos dados através do SPSS 29 em que pudemos concluir que o subgrupo mencionado com maior frequência entre os respetivos géneros foram a organização para o grupo com uma média de (4,04) e os objetivos desportivos (4) e com menor frequência relativamente a influência social (3,04) e a realização/estatuto (3,09).porAtividade físicaCondição físicaHabilidades motorasJustificaçãoMotivos para a prática do desporto escolarmaster thesis203719964