Carvalho, HelenaMiguéis, Daniel2018-08-312018-08-312018-01-18http://hdl.handle.net/10400.26/24002Este trabalho insere-se na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música pelo Instituto de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, afeto ao Instituto Piaget. Dividido em duas partes, na primeira é abordado e apresentado a prática de ensino supervisionada realizada, realizando-se um relatório do estágio realizado durante o período probatório na Escola de Artes da Sociedade Artística e Musical dos Pousos. Na segunda parte é apresentado o projeto de investigação realizado. Este teve como tema “Estratégias para um estudo individual eficaz: os meios audiovisuais enquanto estratégia de autorregulação durante a prática individual do violino”. As exigências de um ensino artístico que se quer especializado e de excelência numa sociedade onde o conhecimento se encontra à distância de um click e onde as exigências e pressão sobre os resultados escolares são cada vez maiores, faz sentido procurar ensinar os alunos a desenvolverem estratégias que lhes permitam rentabilizar o seu estudo, por forma a gastarem menos tempo no seu estudo mas extraindo melhores resultados. E porque vivemos numa era digital, o uso de ferramentas que estão cada vez mais presentes na vida dos alunos poderão ser um meio, se não essencial, pelo menos útil para desenvolver neles as capacidades reflexivas e autorreguladoras tão necessárias para atingir os resultados exigidos.porMeios audiovisuaisViolinoAutorregulaçãoEnsino especializadoPrática deliberadaEstratégias para um estudo individual eficaz:os meios audiovisuais enquanto estratégia de autorregulação durante a prática individual do violinomaster thesis201971070