Santos, FernandoSilva, Beatriz2020-10-222020-10-222020-09-16http://hdl.handle.net/10400.26/33759Apostar na criação de experiências como forma de criar valor e de obter vantagem competitiva num mundo cada vez mais globalizado é uma mais valia. Assim, a oferta de experiências significativas assume um papel cada vez mais relevante nas estratégias das empresas. No âmbito desportivo, o cenário é semelhante. Considerado uma manifestação social com muito poder, o desporto consegue mover multidões graças à sua visibilidade e ao caráter social a ele inerente. No caso de desportos emergentes, como é o Padel, é importante compreender a experiência do consumidor no contexto desta atividade desportiva recente com uma perspetiva de crescimento significativa. A presente dissertação pretende analisar este desporto no sentido de conhecer mais sobre a experiência que o consumidor vivencia e perceber se as razões para o rápido e acentuado crescimento do Padel se relacionam de alguma forma com a experiência que se pode viver naquele meio. A metodologia adotada é qualitativa e o estudo realizou-se através do recurso a fontes documentais, realização de entrevistas e observações. O estudo integrou um grupo de sócios, colaborador e treinador, jogador profissional, bem como praticantes e não praticantes. Os resultados obtidos permitem compreender que a experiência do consumidor de Padel é influenciada por vários fatores e motivações que são explicados ao longo da tese e que se afiguram como relevantes para organizações que considerem o marketing experiencial nas suas estratégias.porExperiênciaMotivaçãoComportamento do consumidorEmoções e sentimentosO marketing expericencial e o comportamento do consumidor na prática de um desporto emergente de sucesso: Estudo de caso - o padel em Portugalmaster thesis202526917