Vinagre, Maria da GraçaDamião, Marta Alexandra dos Santos2020-04-292020-04-292019http://hdl.handle.net/10400.26/32091Nos primeiros anos de vida, as crianças são, por vezes, confrontadas com a experiência de hospitalização devido à sua vulnerabilidade e consequente desenvolvimento de doenças. Este processo de doença associado ao internamento pode gerar situações de stress e de ansiedade na criança em idade pré-escolar e na sua família. Habitualmente no momento da admissão hospitalar, em contexto de urgência, a abordagem dos profissionais pode constituir para a criança e família uma situação geradora de stress. Com a adoção de intervenções de enfermagem adequadas, é possível criar um ambiente de confiança, permitindo a diminuição da ansiedade, dos medos e das dúvidas, quer da criança, quer da sua família. Particularmente nas crianças em idade pré-escolar, é importante perceber quais os principais stressores e situações geradoras de stress na criança em contexto de urgência para que a intervenção de enfermagem seja direcionada no sentido de minimizar esse mesmo stress, constituindo um importante foco de atenção para o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. Considerando o exposto, foi este o tema que deu corpo ao projeto tendo-se definido dois objetivos gerais: Desenvolver competências de Enfermeiro Especialista no cuidado à criança, ao adolescente e família nas várias etapas do desenvolvimento e em diferentes contextos de prática; e desenvolver competências com foco na minimização do stress em crianças em idade pré-escolar em contexto de urgência. Ao longo deste relatório foi realizada uma análise critica e reflexiva das atividades e competências desenvolvidas, tendo por base o Modelo de Sistemas de Betty Neuman bem como a Filosofia de Cuidados Centrados na Família e a de Cuidados Não Traumáticos.porEnfermagem pediátricaEnfermagemCriançaPré-EscolarStressStress da criança em idade pré-escolar em contexto de urgência :foco de atenção do enfermeiro especialistamaster thesis202470105