Brito, RitaOliveira, Carla2023-01-272023-01-272022-01-252022-01-03http://hdl.handle.net/10400.26/43404Este trabalho de investigação é realizado com base na Prática Profissional Supervisionada (PPS) em contexto de jardim-de-infância, e tem como objetivo refletir e sistematizar as intenções e os processos vivenciados na mesma, assim como explicar, justificar e analisar uma investigação que procurou promover mudanças na ação pedagógica, assim como o crescimento da profissionalidade docente. O relatório assume uma estrutura descritiva e reflexiva, na medida em que apresenta as aprendizagens construídas em interação com as crianças, com a equipa pedagógica e com as famílias. A componente investigativa do relatório surge de várias interrogações feitas nas reflexões da PPS ao observar a pouca participação das crianças nas rotinas do dia-a-dia. Assim, definimos como objetivo desta investigação promover a participação da criança nas atividades. Para levar a cabo este objetivo, apresenta-se um aprofundamento teórico sobre a participação, assim como os seus níveis e o papel do educador de infância na sua promoção. A metodologia de investigação que este estudo segue é uma investigação sobre a própria prática, tendo assim uma natureza qualitativa. Para dar resposta ao objetivo foram utilizados diversos instrumentos para a recolha de dados, como a observação participante e não participante, notas e campo e registos fotográficos. Com a análise e discussão dos dados foi evidenciada a importância do educador de infância na promoção da participação das crianças, sendo notório um aumento dos níveis de participação aquando a mudança de atitudes do educador, nomeadamente dar voz às crianças. Os resultados contribuem assim para a sensibilização e reflexão dos educadores face a esta temática.This research work is carried on Supervised Professional Practice (PPS) in a kindergarten context, and aims to reflect and systematize the intentions and processes experienced in it, as well as explain, justify and analyze an investigation which sought to promote changes in pedagogical action, as well as the growth of teaching professionalism. The report assumes a descriptive and reflective structure, as it presents the learning built in interaction with the children, with the pedagogical team and with the families. The investigative component of the report arises from several questions made in the reflections of the PPS when observing the little participation of children in daily routines. Thus, we defined as the objective of this investigation to promote the child's participation in activities. To carry out this objective, a theoretical analysis of participation is presented, as well as its levels and the role of the kindergarten teacher in its promotion. The research methodology that this study follows is an investigation into the practice itself, thus having a qualitative nature. To respond to the objective, several instruments were used for data collection, such as participant and non-participant observation, notes and field and photographic records. With the analysis and discussion of the data, the importance of the kindergarten teacher in promoting the participation of children was highlighted, with an increase in the levels of participation being evident when the educator's attitudes change, namely giving a voice to children. The results thus contribute to the awareness and reflection of educators on this issue.poreducação pré-escolar; participação; reflexão; papel do educador de infância; crianças 4-5 anosearly childhood education; participation; reflection; kindergarten teacher’s role; children 4-5 years oldNós gostamos de dar ideias. É bom falar do que gostamos maismaster thesis203198310