Cairrão, ÁlvaroMoreira, Tânia Rosa Delfim2022-07-292022-07-292022-07-042022-04-13http://hdl.handle.net/10400.26/41506É certo que o mundo está em constante evolução, e com ele evoluem também as tecnologias, indústrias, e pessoas, tornando-se cada vez mais avançadas. Com este progresso no tempo foi possível encontrar também o avanço e a criação de novas gerações, cada vez mais informadas e tecnológicas, com características, comportamentos e hábitos distintos entre si. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo principal perceber quais os fatores com maior influência na intenção de compra das diferentes gerações, ou seja, perceber quais os fatores que mais interferem e com maior importância no comportamento de compra de um produto ou serviço. As gerações consideradas para o presente estudo foram a baby boomer, a geração X, Y, Z e Alpha. Para resposta ao problema apresentado, foram tidas em conta sete variáveis, nomeadamente, a ligação com a marca, responsabilidade social, imagem de marca, perceção de risco, intenção de compra, fidelização e a presença online, que foram avaliadas através de um método quantitativo, mais especificamente, pela aplicação de um inquérito por questionário, tendo sido obtida uma amostra de 122 indivíduos. Perante o estudo realizado foi possível perceber que todas as variáveis consideradas têm influência no comportamento de compra do consumidor, com uma maior ou menor intensidade, e que essas mesmas variáveis são semelhantes entre as diferentes gerações, à exceção da perceção de risco, que varia significativamente entre elas, sendo este um fator a ter em conta no desenvolvimento de estratégias de Marketing de uma marca.porComportamentogeraçõesinfluênciaintenção de compramarcaFatores com maior influência na intenção de compra em clientes de diferentes geraçõesmaster thesis203045998