Côrte-Real, EduardoSimões, Ana MariaGuimarães, Maria Teresa2015-12-012015-12-012013http://hdl.handle.net/10400.26/10303A elaboração do presente Relatório de Estágio surge no âmbito do estágio curricular, previsto para a conclusão do Mestrado em Ensino de Artes Visuais para o 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, realizado na Escola Salesiana de Manique na disciplina de Educação Visual, na turma A do 9º ano. O relatório está estruturado em três partes, nas quais se apresenta a caraterização da Escola e Turma, o Enquadramento da Disciplina de Educação Visual e o Desenvolvimento da Unidade Didática Três. A primeira parte deste documento centra-se na contextualização e caraterização da Escola Salesiana de Manique e da Turma A, do 9º ano. A segunda parte enquadra a disciplina leccionada - Educação Visual, 9º ano - no contexto educativo português, analisando o seu sistema educativo e a sua organização curricular, assim como a organização curricular da própria disciplina, e uma reflexão sobre o seu significado. Na terceira parte é abordado o processo de Ensino e Aprendizagem desenvolvido na Unidade Didática Três, sendo apresentada em primeiro lugar a sua planificação e calendarização, e posteriormente descrito o seu processo que foi dividido em duas fases, a primeira referente ao estudo da Figura Humana e a segunda a um Projeto Final de Ciclo. Nesta terceira parte foi ainda analisado o processo de avaliação e abordadas as atividades de complemento curricular realizadas no âmbito da unidade didática.porEnsino das Artes VisuaisDesenhoEducação visualFigura humanaObra de arteEnsino e aprendizagem9º ano, Educação Visual, Ser protagonista: relatório de estágio: ensino das artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário na Escola Salesiana de Maniquemaster thesis201124629