Mateus, MárioManuel Cidade Filipe da Silva, José2020-10-072020-10-072020-06-26http://hdl.handle.net/10400.26/33494No ensino vocacional e artístico da Música, as Classes de Conjunto constituem a via privilegiada para a formação artística no contexto de uma realização musical em conjunto. As idiossincrasias das Classes de Conjunto conferem ainda uma valiosa circunstância para a formação humana, social e individual e para a promoção de valores éticos, morais e estéticos, intrinsecamente associados à finalidade educativa. A relevância das Classes de Conjunto requer que o professor desta unidade curricular assuma uma panóplia de funções e responsabilidades que tornam exigível um processo de comunicação motivador e eficaz, envolvendo a gestualidade da sua regência, em ordem à realização informada da composição musical, finalidade última do seu processo de ensino-aprendizagem. Com base nos resultados do Projeto de Investigação realizado no âmbito do Estágio de Prática Pedagógica Supervisionada, a implementação, pelo professor da Classe de Conjunto, de uma prática pedagógica intencionalmente dirigida à exibição do ictus (ponto de marcação) tende a promover uma execução musical mais consistente, expressiva e sincronizada. Essa avaliação é, não apenas, o resultado da primordial e insubstituível capacidade de audição crítica da realização musical, mas também da utilização inovadora, em contexto escolar, de recentes ferramentas informáticas, que analisando os parâmetros musicais mais diretamente implicados, permitem incrementar a exatidão da apreciação auditiva.porclasse de conjuntogestualidadeictusregênciasincronizaçãoDo silêncio ao som - A importância do Ictus no ensino da música de conjuntomaster thesis202523268