Rosado, DavidAlvarez, Ana Sofia Marques2018-04-182018-04-182018-04-16http://hdl.handle.net/10400.26/22364A presente dissertação pretende apresentar a influência que a mudança pode ter na estratégia comercial e desempenho financeiro, tendo como organização em análise o SANA Metropolitan Hotel. Portugal é cada vez mais um país de referência para o turismo mundial e para o desenvolvimento do mesmo. O seu clima, hospitalidade e preços acessíveis fazem dele um destino de eleição em expansão acentuada. Por este motivo, foi analisada a influência que a mudança (turística, tendencial, segmental, entre outras vertentes) poderá ter no desempenho comercial, e consequentemente financeiro, de um dos hotéis de 4 estrelas mais influentes na cidade de Lisboa. Por ser pertinente, fez-se uma análise interna e externa do SANA Metropolitan Hotel que resultou na divisão da sua estratégia comercial nos três principais segmentos de mercado com os quais este hotel trabalha: o E-Business, o segmento de grupos (MICE e lazer) e os clientes individuais corporativos. Para obter os resultados que almejávamos conseguir com a nossa investigação, fizemos entrevistas aos principais membros directivos e comerciais do SANA Metropolitan Hotel, com a finalidade de recolher dados relevantes para esta investigação. O objetivo das perguntas inseridas nessas entrevistas foi o de perceber qual é a estratégia utilizada e se a mudança de tendências e mutações do próprio mercado do turismo está a afetar as estratégias já implementadas, forçando consequentemente à definição e implementação de novas estratégias, que acompanhem esta transformação no segmento turístico e hoteleiro.The present dissertation intends to present the influence that the change can have in the commercial strategy and financial performance, with SANA Metropolitan Hotel being the organization under analysis. Portugal is increasingly a reference country for world tourism and for its development. Its climate, hospitality and affordable prices make it an expanding destination of choice. For this reason, it was analyzed the influence that the change (tourist, trend, segmental, among others) could have on the commercial and consequently financial performance of one of the most influential 4 star hotels in the city of Lisbon. An internal and external analysis of the SANA Metropolitan Hotel was carried out, which resulted in the division of its commercial strategy into the three main market segments with which this hotel works: E-Business, the group segment (MICE and leisure) and individual corporate customers. In order to obtain the results we hoped to achieve with our investigation, we interviewed the main directors and commercial members of SANA Metropolitan Hotel, to collect relevant data for this investigation. The objective of the questions included in these interviews was to understand the strategy used and if the change in trends and changes in the tourism market itself is affecting the strategies already implemented, forcing consequently the definition and implementation of new strategies to accompany this change in the tourist and hotel segment.porE-BusinessMICEEstratégiaMudançaTurismoInfluência da mudança na estratégia. Estudo de caso: Sana Metropolitan Hotelmaster thesis201900696