Branco, Carlos Martins2015-02-022015-02-0220110870-757Xhttp://hdl.handle.net/10400.26/7642O autor pretende contra‑argumentar relativamente a alguma da opinião pública formada que defende que os insurrectos afegãos não possuem uma abordagem sistémica às actividades de informação, ao advogar que a estrutura e estratégia da insurreição revelam um adversário plenamente empenhado no planeamento estratégico e na coordenação de actividades em todos os domínios, em particular no plano da comunicação estratégica a qual tem um papel central em todas as fases das suas operações. Os insurrectos planeiam de forma activa e deliberada as suas acções de combate em apoio da sua campanha mais abrangente de forma a afectar o domínio cognitivo da audiência‑alvo. Ao fazê‑lo, criaram um sofisticado aparelho destinado a ganhar a batalha da influência e controlo das percepções da opinião pública afegã, muçulmana e mundial sobre o desenvolvimento da guerra, através da articulação da sua narrativa com base em temas e mensagens cuidadosamente seleccionados.porOpinião públicaSubversãoEstratégiaInformaçãoAfeganistãoAfghanistan and the battle for the control of public perceptions: understanding the insurgents "strategic communications" campaignjournal article