Silva, Márcio Hélio Cardoso2025-04-152025-04-152025-03-17http://hdl.handle.net/10400.26/57635Esta dissertação analisa a relação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC’s) e suas influências no ambiente Escolar. Aborda a visão dos teóricos da área sobre a construção do conhecimento mediado pelas tecnologias digitais. Pondera a visão dos alunos, professores, diretores e coordenadores pedagógicos, das escolas particulares de Pinheiro – MA quanto o uso dessas tecnologias nas aulas, na pesquisa, produção e divulgação do conhecimento. Enfatiza os desafios do fazer pedagógico nestes tempos em que a tecnologia envolve todas as relações sociais e de trabalho e adentra fortemente o ambiente educacional. Ressalta a importância da formação continuada para professores, diretores, coordenadores, a fim de que saibam utilizar as ferramentas de pesquisa e ensino oferecidas pelo avanço tecnológico e possibilitar mais entusiasmo e autonomia nos estudos para os alunos. Propõe melhorias no processo formativo dos professores, alunos e toda a comunidade escolar; na organização da infraestrutura da instituição, bem como no seu “modus operandi”, tendo em vista o correto e criativo manejo dessas tecnologias, de modo a proporcionar aulas mais interativas, dinâmicas e produtivas. Finaliza apresentando alternativas para compreender os novos rumos da educação envoltos pelas mídias digitais, os horizontes e perigos que podem surgir do seu mal gerenciamento.portecnologiaeducaçãoAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E O AMBIENTE ESCOLARNovos Rumos da Educação no Município de Pinheiro Maranhão, Brasil.master thesis203936310