Costa, FernandoTimóteo, Rogério Marques2022-01-272022-01-272021-112021-11http://hdl.handle.net/10400.26/39042O presente relatório foi realizado no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Conservação e Restauro, na área de Materiais Pétreos do Instituto Politécnico de Tomar. Descreve o estudo e intervenção de Conservação e Restauro que foi desenvolvido sobre um conjunto escultórico pertencente ao Museu D. Lopo de Almeida em Abrantes. O conjunto é constituído pelas imagens em pedra calcária policromada de Nossa Senhora do Leite (século XV), de Santa Catarina (século XVI) e da imagem O Profeta (século XVI) que já não apresenta indícios de policromia. Expõe a caracterização das obras no âmbito histórico, artístico, técnico e material e o diagnóstico do estado de conservação, apoiado pelos métodos de exame e análise que auxiliaram a estabelecer uma metodologia de intervenção adequada. Os problemas identificados nas obras, foram nomeadamente, depósitos de sujidade, tinta de spray nos suportes pétreos, destacamentos da policromia, adesivos envelhecidos e inestéticos, elementos colados em posição incorreta, espigões metálicos de dimensão exagerada ou oxidados, e lacunas volumétricas propensas à formação e acumulação de poeiras e humidade. A intervenção de conservação-restauro consistiu na resolução e tratamento dos danos ou problemas identificados: tratamentos de limpeza dos depósitos de sujidade, restabelecimento da adesão da policromia ao suporte pétreo com Beva®Gel, preenchimento de lacunas com argamassa compatível, reintegração cromática e utilização de ímanes de neodímio para a fixação da antiga reconstituição de uma mão feita em madeira. A metodologia de intervenção, pretendeu ter uma abordagem do ponto de vista conservativo, considerando o seu contexto museológico.porMuseu D. Lopo de AlmeidaConservação e RestauroEsculturaPedra calcáriaPolicromiaMuseu D. Lopo de AlmeidaEstudo e intervenção de um conjunto escultóricomaster thesis202889467