Cruz, CarlosAlmeida, FernandoFerreira, Susana Isabel Severino Cova Taia2016-01-292016-01-292016-012016-01http://hdl.handle.net/10400.26/11122Este relatório descreve e reflete sobre uma intervenção pedagógica levada a cabo numa turma do 1º Ciclo do Ensino Básico. Assinala o desejo de contribuir para que os (as) alunos (as) possam conhecer o património histórico-cultural local para que, posteriormente, eles próprios possam partir à descoberta da riqueza patrimonial do seu país. A metodologia de investigação seguiu uma abordagem qualitativa, com um design de investigação-ação. As técnicas utilizadas na recolha de dados foram a observação-participante, a entrevista e a análise documental. Os dados recolhidos através destas técnicas foram analisados através de categorias definidas tendo em consideração as perspetivas teóricas referidas na fundamentação. Neste estudo participaram os (as) 17 alunos (as) da turma de 4º ano de escolaridade bem como o (a) professor (a) cooperante. Foi realizado no decorrer do estágio III do programa de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico. Pode-se concluir que este estudo evidencia a importância do Trabalho de Projeto e, para além de contribuir para melhorar as condições das aprendizagens curriculares, pode vir a ser uma forma de valorizar curricularmente a cultura local, considerando os seus saberes, os seus contextos e os seus problemas sociais.This report describes and reflects upon an educational intervention carried out in a Primary School class of, and portrays our willing to contribute so that students could get know the local historical and cultural heritage and, later, set out to discover the rich heritage from their country. The methodology used was qualitative and its design was that of investigationaction. Data were collected from observation-participation, interviews and documents. An analysis of the data collected with the aid of these techniques was carried out based on categories defined accordingly to the theoretical framework. This study involved the 17 students of the 4th grade and the cooperating teacher, and it was performed during the internship III, under the Masters in Preschool Education and Primary School Teaching. It can be concluded that this study highlights the importance of the design work and, besides contributing to improve curricular learning; it can be a way to value local culture of the students’ everyday life, their knowledge, their backgrounds and their social issues.porTrabalho de projeto1º Ciclo do ensino básicoEstudo do meioHistória localProject workPrimary educationEnvironmental studiesRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioA contribuição do trabalho do projeto para as aprendizagens dos(as) alunos(as) no estudo do meiomaster thesis201604060