Pedro, Adriano Miguel de Jesus DiasSousa, Cristina Alexandra Fernandes de2024-07-152024-07-152024-05-242024-04-02http://hdl.handle.net/10400.26/51278O traumatismo crânio-encefálico constituí uma das principais causas de morte e incapacidade crónica a nível mundial. Sistematizar a abordagem durante a fase urgente ou emergente auxilia a prevenir a progressão da lesão cerebral secundária e permite melhorar a qualidade e a segurança dos cuidados prestados ao doente neurocrítico com este trauma. Durante o Estágio Final, desenvolvemos um Projeto de Intervenção Profissional visando uniformizar os cuidados de enfermagem perante o doente neurocrítico com traumatismo crânio-encefálico, prestados na sala de emergência. Foi utilizada a síntese da mais recente evidência científica disponível para adequar as intervenções propostas. A Metodologia de Projeto e o Modelo para a Mudança da Prática Baseada na Evidência guiaram o desenvolvimento do projeto e a elaboração do presente Relatório de Estágio. Realizamos um artigo científico assente nos princípios da Revisão Sistemática da Literatura, uma proposta de norma de procedimento de enfermagem, incluindo nesta, um fluxograma de atuação e uma sessão de formação em serviço, para divulgar a nova prática. Em estreita relação com as atividades desenvolvidas, procedemos à análise descritiva e crítico-reflexiva do percurso de aquisição e desenvolvimento de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na vertente da Pessoa em Situação Crítica e das competências de mestre em enfermagem. As oportunidades de aprendizagem foram encaradas com empenho e motivação. Perante as situações de maior incerteza foram utilizadas estratégias de coping, por forma a perceber as circunstâncias apresentadas, solucionar os problemas encontrados e a incentivar a melhoria contínua da nossa prática clínica.Traumatic brain injury is one of the main causes of death and chronic disability worldwide. Systematising the approach during the urgent or emergent phase prevents the progression of secondary brain damage and improves the quality and safety of the care provided to neurocritical patients with this type of trauma. During the Final Internship, we developed a Professional Intervention Project with the aim of standardising nursing care for neurocritical patients with traumatic brain injury in the emergency room. The synthesis of the best available scientific evidence was used to adapt the proposed interventions. The Project Methodology and the Model for Changing Evidence-Based Practice guided the development of the project and the writing of this Internship Report. We produced a scientific article based on the principles of the Systematic Literature Review, a proposal for a nursing procedure standard, including an action flowchart, and an in-service training session to publicise the new proposal. Closely related to the activities carried out, we carried out a descriptive and critical-reflective analysis of the acquisition and development of the common and specific competences of the Nurse Specialising in Medical-Surgical Nursing, in the area of the Person in a Critical Situation and the competences of the Master in Nursing. Learning opportunities were approached with commitment and motivation. In situations of greater uncertainty, coping strategies were used in order to understand the circumstances presented, resolve the cause of the problem and encourage continuous improvement in orclinical practiceporDoente críticoTraumatismo Crânio-EncefálicoEnfermagem Médico-cirúrgicaServiço Hospitalar de EmergênciaCritically ill PatientyTraumatic Brain InjuryMedical-surgical NursingHospital Emergency ServiceTraumatismo Crânio-Encefálico: Abordagem sistematizada do enfermeiro na sala de emergênciamaster thesis203654560