Malhão, VeraSantos, Filipa2016-01-192016-01-192015-12-21http://hdl.handle.net/10400.26/10939O presente relatório final intitulado “Aquisição de literacia científica através da descoberta do sistema solar numa sala do pré-escolar”, realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionado, apresenta como principal intencionalidade a perceção da aquisição de linguagem científica numa sala de pré-escolar. Para a realização deste trabalho, todas as atividades propostas para o grupo foram de encontro ao projeto curricular de sala “Terra meu Planeta azul” e assim como o tema, “O Sistema Solar”.. Desta forma, foram realizadas atividades que se dividem em três grupos: Os Planetas e as suas características, Planeta Terra os Movimentos e as Fases da Lua e o ultimo grupo, a construção de uma maqueta do Sistema Solar. Com o desenvolvimento desta investigação, pude concluir que é possível fazer a adaptação de termos e conhecimentos científicos numa sala com idades diferenciadas através da realização de atividades, promovendo-se, desta forma, o desenvolvimento da literacia científica. A investigação utilizada foi de caráter qualitativo, onde se interpretaram informações recolhidas durante a PES, como notas de campo, registos fotográficos e reflexões diárias, aquando o desenvolvimento das atividades realizadas com os alunos.porEducação Pré-EscolarLiteracia emergenteLiteracia científicaAprendizagem das CiênciasAquisição de literacia científica através da descoberta do sistema solar numa sala do pré-escolarmaster thesis201004119