Casas-Novas, Maria VitóriaGonçalves, Ana2020-10-262020-10-262020-09-16http://hdl.handle.net/10400.26/33794A Literacia em Saúde [LS] abrange o conhecimento, a motivação e as competências das pessoas, para aceder, compreender, avaliar e aplicar informações sobre saúde levando a toma-das de decisão acerca dos cuidados de saúde, prevenção de doença e promoção da saúde, de forma a manter ou melhorar a sua qualidade de vida ao longo do ciclo de vida. Podemos considerar a LS como um desafio, mas também uma oportunidade, sendo a população idosa um grupo etário vul-nerável. Objetivo: Aumentar o nível de Literacia em Saúde dos alunos da Universidade Sénior de Sousel. Métodos: Foi realizado um projeto de intervenção “+ Literacia, Melhor Saúde”, iniciado com a aplicação de questionário para avaliar o nível de LS, seguindo de intervenções com base na metodologia do planeamento em saúde, sendo a população os alunos da Universidade Sénior de Sousel [USS]. Resultados: Verificou-se uma elevada percentagem de nível de LS problemática e inadequada (76%). O projeto de intervenção teve boa adesão, e as metas e indicadores propostos foram atingidos. Conclusões: O projeto de intervenção pareceu demonstrar aumento dos níveis de literacia em saúde dos alunos da USSHealth Literacy [HL] encompasses people`s knowledge, motivation and skills to access, understand, evaluate and apply health information leading to decision-making about health care, disease prevention and health promotion, in order to maintain or improve your quality of life throughout the life cicle. We can consider HL as a challenge, but also na opportunity, with the elderly population being a vulnerable age group. Objective: Increase the level of Health Literacy for students at the Sousel Senior University. Methods: An intervention project “+ Literacia, Melhor Saúde” was carried aut, started with the application of a questionnaire to assess the level of HL, followed by interventions based on the health planning methodology, with the population being students of the Sousel Senior University. Results: There was a higt percentage of problematic and inadequate HL level (76%). The intervention project had good adherence, and the proposed goals and indicators were achieved. Conclusions: The intervention project seemed to reveal an increasement in health literacy levels of students at the Senior University of SouselporLiteracia em SaúdePromoção da saúdeIdososHealth LiteracyHealth promotionElderly+ Literacia, Melhor Saúde - Projeto de intervenção na Universidade Sénior de Souselmaster thesis202528820