Parreiral, Sílvia2023-11-022023-11-022011http://hdl.handle.net/10400.26/47779Sabe-se que a prática de experiências democráticas escolares desenvolve nos alunos uma maior consciência e atitudes cívicas. Os planos curriculares e os projectos educativos de escola apresentam hoje mais áreas de formação cívica e de cidadania mas, serão as escolas verdadeiros contextos facilitadores de vida democrática? Terão as escolas, uma verdadeira e naturalizada cultura de cidadania? E, por sua vez, os professores, estarão preparados, conscientes e “autorizados” a prepararem os seus alunos para serem sujeitos comprometidos em todos os contextos escolares? Entrevistas feitas a professores e alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico relatam uma dupla e divergente opinião mas com a comum certeza quanto à relevante e necessária presença dos alunos nos organismos de decisão da escola.porExperiência escolarParticipaçãoCidadania participativa dos alunosPercepções e práticas docentesSchool experienceParticipationStudents’ participative citizenshipPerceptions and teaching practicesCidadania e participação dos alunos nos contextos escolaresjournal article