Correia, IsabelDa Silva Conde E Sousa, Joana RitaCustódio, Pedro Balaus2023-10-122023-10-122022http://hdl.handle.net/10400.26/47215A Língua Gestual Portuguesa (LGP) está reconhecida desde 1997 na Constituição da República, no capítulo dedicado ao ensino, como língua que importa proteger e valorizar. Recentemente, em 2018, foi criado o grupo de recrutamento para docentes de LGP através do Decreto-Lei n.º 16/2018. Estes grandes passos significam que a LGP está cada vez mais na esfera pública, nomeadamente no ensino, ocupando um lugar digno e por direito. Gostaríamos que, pelo menos a médio prazo, esta língua fosse ensinada a todos, independentemente da condição auditiva. Por isso, enquanto docentes no Mestrado em Ensino da LGP, partindo do trabalho colaborativo entre professores e alunos, trazemos algumas sugestões de atividades para o ensino da LGP a ouvintes que frequentem o 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A nossa proposta centra-se em parte do primeiro trimestre do calendário escolar português e assenta nas competências de compreensão, produção e conhecimento explícito da língua, porém, seguindo estratégias que privilegiam a dinâmica da aprendizagem colaborativa e lúdica.porDidática da LGP para ouvintesEnsino de línguas de sinaisAcessibilidade linguística : proposta de atividades para o ensino da LGP a alunos ouvintes do 1º ciclobook part