Morais, Maria Georgina da Costa TamborinoCantante, Luís Manuel de Oliveira Alves2016-02-292016-02-292015http://hdl.handle.net/10400.26/11495A associação da qualidade a um produto ou a um serviço é cada vez mais um fator determinante para a sua valorização e, consequentemente, para a competitividade da organização que o fornece, num mercado cada vez mais global, exigente e seletivo. A implementação de um sistema de gestão da qualidade (SGQ), mais do que uma opção, assume nos nossos dias um caráter imperativo. Neste trabalho é feita uma retrospetiva da importância e evolução da qualidade no contexto de organização empresarial. Recordam-se os autores cujos contributos se destacaram na valorização do SGQ. Aborda a motivação para a implementação de um SGQ, apontando as condicionantes, os benefícios daí decorrentes para a organização, e descreve as respetivas etapas da implementação. Procura sensibilizar para a importância do envolvimento da gestão de topo, na implementação e eficiência de um SGQ, como fator de desenvolvimento estratégico da organização, seja na assunção de uma política de qualidade, na afetação de recursos adequados ao seu funcionamento, ou no envolvimento e recolha de contributos das partes interessadas. Descreve e hierarquiza a documentação requerida na implementação de um SGQ e apresenta uma revisão da literatura relativa à SGQ, inclusivamente em serviços. Carateriza a família de normas ISSO 9000, enquanto referências normativas para a certificação, enfatizando e preconizada abordagem por processos. Descreve a estrutura da NP EN ISSO 9001:2008 e, considerando a recente publicação da revisão de 2015 desta norma, apresenta as principais alterações que lhe são apontadas. Descreve a metodologia utilizada no trabalho, com recurso a uma revisão de literatura. Apresenta o Sistema de Garantia da Qualidade alinhado com o Quadro de Referência Europeu de Garantia de Qualidade para a Edução e Formação Profissionais, desenvolvido pela Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional a que a entidade objeto de estudo vai estar sujeita. Finalmente, elaborou-se um manual de qualidade, ensaiando a implementação de SGQ na Associação Diogo de Azambuja, cuja atividade é o ensino e formação profissional.porQualidadeSistema de gestão da qualidadeMelhoria contínuaProcessosProposta de implementação de um sistema de gestão da qualidade na Associação Diogo de Azambuja (Montemor-o-Velho)master thesis201060914