Lopes, JorgeFerreira, Miguel Santos2024-08-202024-08-202012-11-02http://hdl.handle.net/10400.26/51770O presente documento tem como objetivo analisar as capacidades dos clubes angolanos, com maior incidência no caso do Clube Primeiro de Agosto, em conseguir patrocínios desportivos. O País em análise vive uma situação económica bastante favorável. No entanto, o mercado do patrocínio desportivo está praticamente no seu início. Este estudo pretende analisar a capacidade dos clubes Angolanos em acompanhar o crescente investimento, dada a relativa novidade de profissionalização por parte do patrocínio desportivo nesta realidade ainda tão pouco madura. Para a realização da presente dissertação, foi selecionado um painel de entrevistados que, com as suas vivências e qualidades, funcionaram como “pilar” na investigação qualitativa, contribuindo com uma entrevista individualizada. Os resultados obtidos evidenciaram que o País alvo de análise encontra-‐se num crescimento bastante atrativo para o investimento no patrocínio desportivo. Porém, é necessária uma profissionalização, por parte dos clubes, na área do marketing desportivo. Verifica‐se, ainda, que os clubes angolanos caminham para um nível satisfatório, tendo como modelo os clubes europeus.porMarketing desportivoPatrocínioAnálise de risco do patrocínio desportivo em Angola com foco no clube Primeiro de Agostomaster thesis