Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Otero, Mara Teresa Vargas2021-01-042021-01-042020http://hdl.handle.net/10400.26/34536Compreender a educação socioemocional como fator determinante no processo de desenvolvimento integral da criança, para que esta possa responder positivamente aos desafios da sociedade contemporânea, confronta-se com a responsabilidade do educador na busca por uma sólida formação inicial e continuada. Assim, o estudo aqui apresentado, no âmbito do Mestrado em Educação Especial, com o título “Educação socioemocional: Práticas educativas de intervenção precoce na Educação Infantil”, tem como objetivo desenvolver estratégias de intervenção precoce junto às educadoras da Educação Infantil, capacitando-as para o desenvolvimento de práticas educativas que promovam as competências socioemocionais nas crianças. Para tanto, utilizou-se a metodologia de investigação-ação, primeiramente tratando os dados coletados na amostra inicial, com o intuito de realizar o levantamento das estratégias que as educadoras utilizam em sua sala de aula, para promover as competências socioemocionais. Esse levantamento direcionou a ação de intervenção junto às educadoras, por meio de formação com a utilização de atividades do Programa “Anos Incríveis Professores”, onde utiliza-se uma abordagem colaborativa, centrada na promoção de práticas educativas positivas e de intervenção pedagógica. Posterior à ação formativa, realizou-se novamente o levantamento de dados para verificar se realmente ela alcançou o objetivo proposto. O resultado indicou o efeito positivo da intervenção, pois a análise dos dados mostrou que houve significativa mudança na frequência da utilização das estratégias propostas e no entendimento de eficácia das mesmas, o que demonstrou a relevância da investigação proposta.porEducação SocioemocionalPráticas EducativasIntervenção PrecoceEducação Socioemocional: práticas educativas de intervenção precoce na educação Infantilmaster thesis202527298