Dória, PaulaCorreia, Ana Carolina2019-08-012019-08-012018-04-06http://hdl.handle.net/10400.26/29455O presente relatório para a obtenção do Grau de Mestre em Ensino da Música vertente de Canto, reflete a prática pedagógica realizada no decorrer do estágio ou prática de ensino supervisionada. Este relatório é composto por duas partes. A primeira parte propõe uma reflexão atenta acerca do estágio realizado no Instituto Gregoriano de Lisboa e a segunda parte é constituída por um projeto de investigação que pretende ser um esclarecimento acerca de como é ensinada a expressividade na aprendizagem do Canto, no ensino secundário das escolas públicas do ensino artístico da música, do distrito de Lisboa. Na primeira parte são abordados temas tais como o enquadramento da prática profissional, a caracterização do ambiente educativo, a participação na escola, a organização do ensino e da aprendizagem, o desenvolvimento pessoal e profissional da aluna estagiária, e finalmente é elaborada uma reflexão global acerca dos contributos do estágio para o seu desenvolvimento profissional. Na segunda parte do documento é desenvolvido o tema da expressividade no ensino através de uma contextualização e de um enquadramento teórico. É ainda aduzida uma metodologia de investigação e são apresentados, analisados e discutidos os dados que permitem concluir os benefícios que este projeto traz para o desenvolvimento do ensino do Canto, acrescentando, desta forma, mais valor na performance de um cantor, na execução de qualquer género musical e tipo de repertório.porEnsino artístico especializado da músicaPrática de ensino supervisionadaCantoEmoçãoExpressãoExpressividadeEnsino do cantoPerformerAprendizagem por feedbackFerramenta de ensinoDa possibilidade do ensino da expressividade no cantomaster thesis202269256